quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jogos Digitais e as Bandas Sonoras

Muitos não sabem, mas alguns jogos aquando do seu lançamento no mercado, é igualmente comercializada a banda sonora do respectivo jogo. Os jogos digitais são cada vez mais uma montra importante para artistas musicais, quem não se recorda do FIFA97 e a música dos Blur «Song2» (apesar do estatuto de banda reconhecida mundialmente).

Deste modo, as bandas sonoras são cada vez mais importantes no desenvolvimento dos jogos digitais, sendo esta uma ferramenta desenvolvida no cinema e adaptada aos jogos digitais. E, assim, distingo dois tipos de som: com origem interna aos jogos, como, por exemplo, os sons de uma batalha são definidos como diegetic; e os sons adicionados externamente aos jogos são definidos como non-diegetic, que por norma são músicas que compõem a respectiva banda sonora. Importante de referir é a abertura existente dos produtores de jogos que desenvolvem concursos musicais para amadores ou fãs dos jogos produzirem músicas e partindo dos concursos constroem a banda sonora dum jogo.

Para reforçar esta ideia, foi lançado o jogo «The Conduilt» e da banda sonora faz parte um português, Gonçalo “Shiryu” Lopes, que participou num concurso criado para desenvolver a banda sonora.

Sem comentários:

Enviar um comentário